Pular para o conteúdo principal

Autores do blog

Minha foto
Dr Diego de Castro dos Santos
Vitória, Espírito Santo, Brazil
Neurologista em Vitória. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo com especialização em Neurologia e Neurofisiologia pela Universidade de São Paulo. Experiência em eletroneuromiografia, dor de cabeça, toxina botulínica e neuromodulação. Atendimento em Vitória e São Paulo.

A Aplicação de Botox é um tratamento importante após o AVC

Aplicação de Botox após AVC - Dr Diego de Castro Neurologista



Qual o tratamento após um AVC?

Essa é uma pergunta frequente entre pacientes e familiares que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

O tratamento do AVC se divide em 2 etapas: A etapa hospitalar e a etapa após a alta médica que é a reabilitação. 

No Hospital os pacientes recebem os primeiro cuidados que visam principalmente reverter a obstrução da artéria cerebral que está causando o AVC e prevenir sequelas. Isso é realizado por meio de medicamentos como os trombolíticos que dissolvem os trombos ou por meio de intervenção endovascular. Essas medidas precisam ocorrer preferencialmente até 4h e meia do início dos sintomas e necessitam de um hospital com suporte e estrutura para esse tipo de atendimento. 

Também no hospital é realizada a investigação para determinar a causa do AVC e oferecer medicamentos que previnam um novo evento. Isso pode ser obtido por meio da aspirina, clopidogrel e anticoagulantes a depender da causa do AVC.

A etapa da reabilitação geralmente ocorre fora do hospital. O objetivo é fornecer ao paciente a recuperação da habilidade perdida. Recuperar a força ou movimento específico da mão, pé ou a capacidade de andar e o equilíbrio. Essa etapa é lenta, contínua e deve predominar a perseverança e o trabalho multiprofissional de fisioterapeutas, fonoaudiologos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos.

Na reabilitação alguns pacientes podem apresentar um quadro de ativação muscular anormal denominado espasticidade. É uma "rigidez/endurecimento" dos membros que pode causar dor, deformar a articulação e atrapalhar a recuperação de força de alguns músculos específicos. Nessa situação etá indicada a aplicação de Botox como tratamento após AVC. O médico neurologista escolhe os músculos que estão anormalmente hiperativos e aplica, por meio de uma injeção, botox nesses músculos. O Botox promove o relaxamento dessa musculatura possibilitando a realização correta da fisioterapia, melhorando dor e o posicionamento da articulação. Geralmente a aplicação de botox se inicia cerca de 3-6 meses após um AVC. Por isso é importante, a consulta regular com o neurologista para iniciar a aplicação de botox no momento mais adequado. 

Dr Diego de Castro é médico Neurologista pela USP com experiência no tratamento de pacientes com AVC. 

A aplicação de botox para AVC está disponível em Vitória no Serviço de Especialidades Neurologicas situado na Av. Americo Buaiz próximo ao Shopping Vitória. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Botox em Vitória: Botox é um poderoso tratamento para dor de cabeça crônica

Botox em Vitória: Botox é um poderoso tratamento para dor de cabeça crônica
Botox em Vitória: Poucas pessoas sabem mas o Botox (toxina botulínica) é um poderoso tratamento para dor de cabeça crônica. Se você sofre com dor de cabeça quase que diariamente você não está sozinho. Cerca de 4% de toda população mundial é vítima de uma forma de enxaqueca denominada "migrânea crônica". Esse tipo de dor de cabeça é uma doença que ocorre mais de 15 dias por mês. Dor de cabeça não é frescura! É uma condição, muitas vezes incapacitante, que afeta o humor, o sono, a produtividade do trabalho, os relacionamentos e a qualidade de vida das pessoas.


A toxina botulínica (Botox) é uma forma de tratamento para os pacientes com dor de cabeça crônica, principalmente para os que têm dor de cabeça que originalmente eram uma enxaqueca esporádica.


Como é a aplicação do Botox na Enxaqueca?


Nos casos de enxaqueca a toxina botulínica (botox) é aplicada em aproximadamente 31 pontos localizados na cabeça, p…

Botox em Vitória: Toxina Botulínica é um tratamento muito além da Estética

Como a Toxina Botulínica (Botox) Funciona?A Toxina Botulínica (Botox) nas doenças neurológicas é aplicada em lugares específicos do corpo onde há contração muscular involuntária ou excessivamente anormal. A administração é intramuscular, por meio de injeções. A quantidade de aplicações, assim como os músculos escolhidos e as doses utilizadas são definidas de acordo com o tipo e gravidade da doença. Após a aplicação, a Toxina Botulínica faz uma rápida e irreversível ligação com as terminações nervosas atuando no ponto em que o nervo se liga ao músculo (termo médico junção neuromuscular). Nessa região a toxina inibe a liberação de neurotransmissores de acetilcolina o que acarreta o relaxamento da musculatura que está se contraindo de maneira anormal. O efeito da toxina dura em média 4 meses com alguns casos podendo se beneficiar por 6 meses. Após esse período é necessário repetir as aplicações.








Dr Diego de Castro é Neurologista e Neurofisiologista pela Universidade de São Paulo e disponibi…

Botox em Vitória: Botox no tratamento das sequelas do AVC

O AVC é a principal causa de perda de mobilidade em adultos com mais de 50 anos. Além da perda de mobilidade os pacientes podem evoluir com fraqueza associada a "enrijecimento muscular" denominado espasticidade. Atualmente a toxina botulínica (Botox)  é uma ferramenta importante na reabilitação de pacientes vítimas de AVC prinicipalmente nos pacientes que apresentam espasticidade. Os objetivos do tratameno com Botox  após AVC incluem: Aumentar a mobilidadeAumentar a amplitude de movimentoFacilitar a realização da higiene e de outras atividades funcionaisMelhorar o desgaste da imobilizaçãoMelhorar a dorDiminuir a salivação excessiva (sialorréia) em pacientes com AVC quando aplicada nas glândulas salivares.Como exemplo prático um pacientes vítima de AVC que apresenta uma postura da mão constantemente fechada, com os dedos ou punhos “endurecidos”, ao receber a aplicação de toxina nos músculos com espasticidade apresentará o relaxamento da musculatura e a mão vai se tornar maleáve…